• Ludymila Pimenta

10 dicas para se tornar Business Partner





Todos podem se tornar um Business Partner. Todos podem viralizar. Virais são profissionais que desafiam o seu Status Quo e criam novas formas de atuação dentro da organização. Nossa Certificação para Business Partners te acompanha, facilita seu aprendizado, amplia seu repertório de atuação e te fornece ferramentas valiosas para você colocar em prática no dia a dia. Ferramentas para criar capacidade organizacional, capacidade da liderança, das equipes e indivíduos e, claro, para o seu RH. Estamos com inscrições abertas! Enquanto você não vem viralizar com a gente, escrevemos 10 dicas para você já colocar em prática uma atuação mais Viral, independente da sua função ou cargo:

1. Exponha-se ao diferente todos os dias

Nossa primeira dica é para que você se exponha ao diferente, todos os dias. O que é diferente para você? O quanto é diferente mesmo? Precisamos ampliar nossa capacidade de conviver em áreas diferentes, pessoas diferentes, pensamentos diferentes... Pense... quando você pega um caminho diferente do que está habituado faz com que seu cérebro trabalhe em compreender o novo trajeto, aumentamos a nossa percepção, atenção e nos gera insights analíticos do tipo: o outro caminho é melhor, mais rápido, mais demorado, o que aprendi neste caminho...

Se manter exposto a tudo que é diferente para você, aumenta sua curva de aprendizagem. Vamos tentar?

2. Contamine seu ano com novas ações

Novas ações demandam novas pesquisas, conjuntos de informações, mudanças de comportamento, novas análises e sinais que vão gerar insights. Como você pode se contaminar com novas ações? Uma das formas é ir a campo, olhar de fora para dentro da organização e descobrir como "hackear" o próprio sistema.

O nosso módulo 1 dos Virais tem por objetivo oferecer conhecimentos e ferramentas para ampliar sua capacidade de diagnosticar e buscar novas ações que terão impacto em sua organização


3. Integre outros Virais à mudança

Ser um viral não é uma atuação solitária. Pelo contrário, é um papel relacional. Portanto, saber se comunicar e influenciar são habilidades que precisam ser desenvolvidas. Se você já tem isso desenvolvido, viralize, integre outras pessoas com potencial também para viralizar e influenciar outros, assim, a infecção se torna generalizada e conseguimos ampliar os impactos da mudança.


4. Crie novas formas de contaminar as áreas

Essa frase é poderosa! Diante da nossa experiência de mentoria e suporte para profissionais de RH, é comum ver algumas das lacunas que traremos aqui:

a) Temos uma capacidade gigante de falar mal do nosso próprio cenário organizacional, e não que seja o problema. O problema é quando isso te impede de ver oportunidades. E o ciclo vicioso começa a te afastar de algumas áreas ou até mesmo "desistir" de alguma área pela dificuldade de muda-la.

b) Qual a sua informação sobre o negócio como um todo? Quanto mais informações sobre as áreas e sobre o negócio, maior a sua quantidade de insights.

c). Você já tentou outras formas de contaminação? As vezes a gente fica tão fixado em uma ferramenta ou forma de trabalhar que já deu certo em outros lugares, que faz parte da sua experiência, e isso acaba te limitando quando falamos de contaminar de diferentes formas. Se for o seu caso Volte para a dica 1 e comece denovo :)

Portanto, tenha mais informações sobre o negócio para enxergar oportunidades e outras formas de atuação contaminadora dentro das áreas. Acredite, uma vez contaminados, o processo de mudança já começa a acontecer :)


5. Compreenda os sinais de novos sintomas de atuação

Diante de um mundo cada vez mais multifacetado e complexo, a área de Recursos Humanos tem um desafio: Ou mudamos ou morremos! Sim, a forma tradicional como atuamos precisa entrar em extinção.

As mudanças estão presentes hoje e apontam para um RH do futuro. Os BP's são aqueles que atuam na essência humana, num futuro, em que esta competências será um diferencial.


Estratégia, Influência, Confiança e Resultados são sinais de uma nova atuação de um BP. Isso ocorre de forma integrada e a partir de uma consciência plena de que sem pessoas engajadas, envolvidas e capacitadas é praticamente impossível alcançar o potencial deste novo futuro! Venha aprender sobre estes sinais com os Virais. Vem com a gente?


6. Agregue ao negócio

O papel do Business Partner está sendo ressignificado nos níveis mais altos de uma organização. Hoje há oportunidades para que o RH participe dos principais comitês, desde o de governança até o de inovação. Estamos sendo convidados à participar e agregar ao negócio, seja por meio do "pensar" um modelo que agregue pessoas e resultados, ou com a presença para influenciar o colegiado. Será que estamos preparados para este lugar? Como BP, podemos utilizar diversas formas de análise do negócio que sustentem as decisões organizacionais e consequentemente, ter voz.


7. Fortaleça seus agentes de mudança

Quem atua como Business Partner sabe que fazer boas parcerias pode ser uma estratégia extremamente útil para expandir um novo modelo de cultura organizacional. Uma forma de expandir o efeito viral da mudança nas organizações é encontrando agentes que se identifiquem e propaguem este modelo. Os agentes de mudança devem "andar em bando" como uma forma de fortalecer uns aos outros, criar mecanismos para fazer as ideias avançarem dentro da organização e serem visto como agregadores ao negócio. Algumas dicas para os BP's:

1. Identifique quem são esses agentes de mudança e quais são suas motivações;

2. Crie senso de comunidade ou tribo;

3. Compartilhem o propósito;

4. Crie estratégias para viralizar;

5. Aja!

Nossos parceiros e agentes de mudança da próxima turma dos VIRAIS serão os próximos a conhecerem o efeito VIRAL!


8. Transite por todos os ambientes

Hoje você tem entrada livre em todos os ambientes? Quais áreas você tem mais espaço? Em quais precisa construir relacionamento? Muitas perguntas, certo? Convidamos você a fazer esta reflexão! Como BP precisamos conhecer todas as áreas e compreender suas necessidades. E como conseguimos isso? TBC - tirando a bunda da cadeira! Transitando nos ambientes, ouvindo as pessoas, sabendo dos projetos (para opinar!). Os Virais acreditam que somos agentes que infectam pessoas e só faremos isso, estando presente! Você está presente? Descristalize-se

9. Infecte com novas ferramentas

Aprender novas ferramentas que te apoiem no relacionamento e atuação com seu cliente, podem levar tanto você quanto ele para novas perspectivas ao analisar cenários sob diferentes formas, além de promover um aprendizado constante! ⁣

Quais são as ferramentas que você mais utiliza hoje? ⁣

E quais novos processos ou formas de atuar exigem uma nova ferramenta? ⁣

Você pode buscá-las em livros da área, artigos ou profissionais especialistas. ⁣

Portanto, pesquise e mantenha-se sempre antenado no que pode te apoiar nesta caminhada de BP.


10. Vacine-se contra o Covid e contra a estagnação do status quo

Os Virais são seres que adquiriram anticorpos contra a estagnação provocada pelo status quo.

Eles compreenderam que a renovação profissional e pessoal é imperativa neste novo mercado e momento de mundo. Sua vacina para conseguir ser um BP Viral é o que chamamos de aprendizado constante e para o resto da vida, também denominado de Lifelong Learning. Ele inclui aprendizados relacionados a novos conhecimentos, habilidades, trocas com outras pessoas, ferramentas, dentre tantas outras coisas!

Manter-se atento às tendências é compreender quais lacunas deverão ser trabalhadas para conseguir infectar o sistema e banir a acomodação! Seja um Viral! Ah! E vacine-se contra o Covid! Precisamos saber banir também os vírus indesejados! Venha ser um Viral junto com a gente! Vem viralizar!

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo